quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fim do primeiro periodo.

Chegou ao fim o primeiro periodo deste ano lectivo. Começaram as auto e hetero avaliações. Neste periodo não tive muito empenhada, mas vou fazer um esforço para me dedicar mais aos estudos nos dois periodos restantes. Vamos para as ferias de natal e desejo a todos um bom natal e um ainda melhor ano novo !

Trabalhos realizados no Corel

 

 
 

 

 

 


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Coral

Bom dia ! Hoje iniciamos a teoria para o coral. A partir da próxima aula vamos começar a trabalhar com o corelDRAW X4. Um programa no qual iremos criar imagens vectórias.

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Swedish House Mafia - Don't You Worry Child


Modelo YUV

O modelo YUV tem em conta as propriedades da visão humana, ao contrário dos outros modelos. A nossa visão é mais sensivel as mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este modelo é basiado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que necessário com outros modelos. Para além disso o modelo YUv consegues transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Este modelo é adequado para televisões a cor, ou sinais de video, este modelo permite uma boa compresão de dados.

Modelo HSB

HSB é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes matriz (Hue), saturação (Saturation) e brilho (Brightness), mas é um modelo também conhecido por HSV. Este sistema de cor utiliza estes três parametros :
- Matriz (tonalidade) : verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro. Atinge valores entre 0 a 360.
- Saturação : chamada também de pureza. Quanto menos for esse valor, mais tons cinza aparecerão na imagem. Quanto maio o valor mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
- Valor (brilho) : define o brilho da cor, atinge valores de 0 a 100%.

Modelo CMYK

CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black). O modelo CMYK funciona fraças a absorção de luz, as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é usado sobretudo em impressoras e fotocopiadoras para produzir a maior parte das cores do espectro visivel. É o sistema subtrativo de cores.

Modelo RGB

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas (vermelho, verde e azul). O principal objectivo do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como mnitores de TV ou computador, scanners e cameras digitais. Este modelo é baseado na teoria da visão colorida tricromática e no triangulo de cores. É o sistema aditivo de cores.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Modelo aditivo e modelo subtrativo

Modelo aditivo :

Num modelo aditivo a ausendia de luz ou de cor corresponde a cor preta, já na mistura dos comprimentos de onda, ou seja das cores vermelha (R), verde (G) e azul (B), indicam a presença de luz, ou seja a cor branca. Este modelo explica a mistura de comprimentos de onda de qualquer luz emitida. As televisões por exemplo, usam o modelo aditivo (modelo RGB) para representar a cor.


Modelo subtrativo :

Num modelo subtrativo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma dor mais escura, pois são absorvidos mais comprimentos de onda. A não existencia de cor corresponde ao branco, pois nenhum comprimento de onda é absorvido, mas são todos reflectidos. As impressoras por exemplo, utilizam modelos subtrativos para representar a cor (modelo CMYK).

Modelos de cor

É necessário modelos que representem cada cor, tendo em conta a natureza do olho humano, para que os sistemas gráficos as redroduzirem. O objecrivo de um modelo de cor é oferecer um especificação de cores duma forma standard.


Interpretação das cores pelo cérebro humano

O olho humano é um mecanismo complexo desenvolvido para a percepção de luz e cor. As cores percebidas pelo olho humano dividem-se em três tipos, temos cones sensiveis aos vermelhos e laranjas (R), aos verdes e amarelos (G) e aos azuis e violetas (B). 


Visão escotópica :

A visão escotópica é a visão produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade. Em algumas espécies, as adaptadas a actividade nocturna e as desenvolvidas para isso, existe a percepçãodas cores em situações de quase escuridão. No olho humano os cones não funcionam em baixa luminosidade, o que não permite a percepção das cores. Só após 45 minutos de permanência na escuridão é que o olho humano atinge a máxima sensibilidade em visão escotópica.


Visão fotópica :

A visão fotópica é a sensibilidade do olho em condições de intensidade luminosa que permita diferenciar as cores. Na generalidade esta visão ocorre de dia. No olhos humano esta visão faz-se principalmente pela activação de cones que se encontram na retina.  Temos 3 tipos de cones, azul (B), verde (G) e o vermelho (R).







Conceito de cor

A cor é uma percepção visual,  que transmitem impressões para o sistema nervoso a informação pré-processada no nervo óptico. A cor está presente em tudo o que observamos, desempenha um papel essencial na percepção dos objectos, na presença de luz. Pois, a cor dá muito realismo às imagens ou cenas visualisadas.


Utilização da imagem digital

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando numero binários, codificando para permitir o seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e o seu processamento.
As suas aplicções são diversas, pode ter aplicações tanto nos campos comercial e industiral, como nos campos cientificos, lúdico ou até mesmo pedagogico. Onde vemos mais imagens hoje em dia é na internet, ja estando editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos.

"As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas e os livros."
 
 
 

Conceito de imagem

Imagem é um termo que provem do latim (imago), que se refere a figura, representação de algo. É a representação visual de um objecto através de técnicas de fotografia, da pintura, do desenho, ou do video, entre outras.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Texto

Fonte tipográfica :

Uma fonte tipográfica é um padrão de caracteres tipográficos, com o mesmo desenho e atributos, e por vezes até com o mesmo tamanho. Assim dizemos fonte Garamond, fonta Arial, ou fonte negrita, fonte itálica. Fonte pode também chamar-se tipo de letra , as duas nomenclaturas são perfeitamente aceites.



Família tipográfica :

Uma familia tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas caracteristicas estilisticas, mas com variações na espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas variações são mais frequentes nas familias tipográficas e, consequentemente, os seus nomes ficam conhecidos pelo público em geral, por exemplo bold (negurito), regular, itálico, entre outros.




Fontes com ou sem serifa :

As serifas são pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As familias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (sem serifa), também chamadas grotescas. A classificação de serifados e não-serifados é o principal sistema de diferenciação de letras. Os textos serifados são usados em blocos de texto (num romance por exemplo), pois as serifas guiam o olhar através do texto. As letras serifadas parecem juntar-se devido aos prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os não serifados costumam ser usados em titulos, pois valorizam cada palavra individualmente e têm maior "peso" para o olhos (chamando a atenção).





Tipos de fontes bitmapped e escaladas :

As fontes escaladas são definidas matemáticamente e podem ser representadas em qualquer tamanho.Estas têm informação para construir os seus contornos atraves de linhas e curvas que são preenchidas, para representarem um aspecto sólido de formas continuas. Podem ser ampliadas sem perderem qualidade, nem forma.
 Já as fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís, portanto ao serem ampliadas perdem qualidade. São consebidas com uma resolução e um tamanho especifico para uma impressora especifica. 




Fonte escalada :

Times New Roman é uma familia tipográfica serifada, criada em 1931. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados do mundo. Esta fonte foi adaptada de tal forme que possiu uma legibilidade excelente, misturando curvas clássicas e serifas. É uma fonte serifada e escalada. 



Fonte bitmapped :

MS Sans Serif é uma fonte que foi introduzida no Windows 1.x no nome de "Helv". É uma fonta não serifada e bitmapped.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Representação digital da informação

A representação digital da informação consiste em reduzir os média a digitos binários, que assumem apenas o valor de 0 ou 1. Qualquer outro valor numérico, letra ou tipo de informação pode ser codificado na forma de um conjunto de bits, isto é a informação digital.



Conversão de codigo binário para números decimais :

 
 
Conversão de números décimais para codigo binário :
 


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Modos de divulgação dos conteúdos multimédia

Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia são divididos em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline.

Online :
Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web (www. (...) . (...)), mas não é a única forma de o fazer. Nem se quer é necessário estar ligado a rede informática para ter uma divulgação online. Basta colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados a rede t~em a informação gravada no disco.



Offline :
A divulgação de conteúdos multimédia offline é feita através de unidades de armazenamento, a maioria de tipo digital. Na divulgação de conteúdos offline os suportes utilizados são, maioritariamente, os CD's e DVD's.

 
 

Médias capturados e sintetizados

Os médias também podem ser classificados segundo a sua origem, dividindo-se em médias sintetizados ou capturados.

Capturados:
São produzidos pelo computador, como no caso de animações.

Sintetizados:
São obtidos através da realidade existente, como o video ou fotográfias.

ps : As imagens podem ser sintetizadas ou capturadas, depende se estamos a falar de um fotografia (capturada) ou de um desenho no paint (sintetizada)

 
 

Média dinâmicos

Os médias dinâmicos também são chamados por contínuos ou temporais, pois a sua apresentação evolui no tempo, como o vídeo digital ou a animação. Agrupam elementos  de informação que dependem do tempo. Isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for alterada, o significado do conteúdo também se modifica.

Tipo de média dinâmicos :
- Audio (CD's de música, jogos, páginas web) ;
- Vídeo (dois tipo : o digital - DVD's e o analógico - VHS) ;
- Animação (desenhos animados) ;
- Espaço virtual (apartamentos e cidades virtuais)

 
 

Médias estáticos

Os médias estáticos também se podem chamar por discretos ou espaciais, a sua apresentação envolve só e apenas a dimensão espacial.
Os tipos de média estáticos são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, variam apenas na dimensão espacial, como os parágrafos de texto por exemplo. Estes elementos nunca perdem o seu significado, sejam eles apresentados quando forem.
Tipos de médias estáticos:
- Texto ;
- Hipertexto (texto com ligações web, lincks) ;
- Imagens (capturadas por máquinas digitais, ou passadas para o computador por scanner) ;
- Gráficos (desenhos ou esquemas)

 

Conceito multimédia

Podemos dizer que o conceito multimédia pode defenir-se como o uso de varios metodos para divulgar uma mensagem. O termos multimédia refere-se portanto a tecnologia com suporte digital para criar, guardar, pesquisar e manipular conteúdos. Define-se multimédia ou multimédia digital como a utilização diversificada de meios, tais como textos, graficos, imagens, video e áudio que vão ser processados por computador e depois podem ser armazenados e transmitidos.

 
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ergonomia

A ergonomia é o entendimento das interação entre o ser humano e outros elementos, mas a ergonomia também é uma profisão que aplica principios, descobre métodos e dados para melhorar o bem-estar humano e o desempenho geral. Os ergonomistas avaliam tarefas, trabalhos, ambientes, produtos, etc, a fim de os tornar compativeis as necessidades, habilidade e limitações de cada pessoa.



 
 
Eu acho que a ergonomia é muito util, pois contribui para a nossa saúde, sobre tudo para saúde de quem trabalha em escritorios. Dando-nos mais bem-estar, menos dores, etc...
 
 


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Interatividade

- Interface gráfica

A interface gráfica, permite que os dispositivos digitais interajam  através dos elementos gráficos como ícones e indicadores visuais. A Interação é feita pelos dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual, como o rato, teclado ou joystick
.
 
 
- Interatividade
 
Permite ao consumidor/receptor um certo nível de participação, terem ações um com o outro e terem um certo controlo sobre os acontecimentos. É quase uma relação entre computador e ser humano.
 
- Realidade virtual
 
A Realidade Virtual é uma interface avançada, que tem como principal objectivo criar ao máximo uma sensação de realidade, permitindo uma interacção com o utilizador. Esta interface envolve um ambiente 3D gerado por computador, recorrendo a diferentes técnicas para recriar percepções multi-sensorais.
 
 
 
 
 
- Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Há dispositivos feitos para que os sentidos do utilizador sejam estimulados, dispositivos como o capacete de visualização, luvas, oculos, rato, joystick, auscultadores ...

 
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Apresentação.

Olá,
chamo-me Patricia, ando no 12º ano e criei este blogue para expor os trabalhos que vou realizar ao longo do ano lectivo para a disciplina de aplicações informáticas.