quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Interpretação das cores pelo cérebro humano

O olho humano é um mecanismo complexo desenvolvido para a percepção de luz e cor. As cores percebidas pelo olho humano dividem-se em três tipos, temos cones sensiveis aos vermelhos e laranjas (R), aos verdes e amarelos (G) e aos azuis e violetas (B). 


Visão escotópica :

A visão escotópica é a visão produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade. Em algumas espécies, as adaptadas a actividade nocturna e as desenvolvidas para isso, existe a percepçãodas cores em situações de quase escuridão. No olho humano os cones não funcionam em baixa luminosidade, o que não permite a percepção das cores. Só após 45 minutos de permanência na escuridão é que o olho humano atinge a máxima sensibilidade em visão escotópica.


Visão fotópica :

A visão fotópica é a sensibilidade do olho em condições de intensidade luminosa que permita diferenciar as cores. Na generalidade esta visão ocorre de dia. No olhos humano esta visão faz-se principalmente pela activação de cones que se encontram na retina.  Temos 3 tipos de cones, azul (B), verde (G) e o vermelho (R).







Sem comentários:

Enviar um comentário